quarta-feira, 9 de maio de 2012

Depoimento AYV: Professora Karla Machado


No final de 2009, durante o encerramento de um curso para professores da SEDF, fui convidada pela professora Almerinda Garibaldi, então colega de curso, para participar de uma capacitação online em produção de vídeo para jovens. A oportunidade parecia muito interessante e aceitei o convite sem pensar duas vezes. Sempre tive interesse por vídeo, desde a universidade, onde utilizei a técnica em muitos trabalhos e em meu projeto final.

Ingressei então, em fevereiro de 2010, no curso online Adobe Youth Voices (AYV). O curso era direcionado a professores de vários países, em inglês, onde durante oito semanas participamos em fóruns de discussões, realizamos atividades e trocamos ideias e experiências. Além disso, conhecemos um programa de trabalho muito bem estruturado para vivenciarmos e aplicarmos o projeto de Produção de Vídeos para nossos jovens estudantes. Foi um treinamento muito proveitoso, me identifiquei do início ao fim do curso com o ambiente virtual de interação e de aprendizagem. A cooperação e a troca de ideias foram experiências incríveis, além dos subsídios oferecidos!

Ao final do curso, os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos num projeto desenvolvido com seus alunos. No meu caso, estava trabalhando com a disciplina PD, que na época adotava o Programa SuperAção Jovem do Instituto Ayrton Senna. Foi a oportunidade de sugerir o projeto aos grupos de trabalho, e dois deles abraçaram a proposta, conseguindo realizar suas produções.


O resultado foi tão gratificante que no ano seguinte levei o projeto de produção de vídeo para ser trabalho na disciplina PD, em todas as turmas de 7ª e 8ª série. Em 2011, estava eu com 8 turmas trabalhando integralmente com Produção de Vídeo. Os desafios foram imensos, principalmente os técnicos, como a impossibilidade de utilizar os computadores da escola. Por causa dessa limitação, não foi possível utilizar o programa Adobe Premiere, oferecido pelo AYV, e por isso os resultados não foram compartilhados na Comunidade Virtual da Adobe.

Mesmo assim, durante o ano letivo de 2011, foram produzidos cerca de 90 vídeos. Muitos com baixa qualidade técnica, mas outros tantos com resultados surpreendentes! A aceitação e o impacto causado pelo projeto foram bastante positivos. Utilizar mídias digitais, hoje tão presentes no dia a dia dos nossos alunos, foi algo interessante e inovador. Criar com Propósito ofereceu aos alunos uma oportunidade de serem ouvidos e de produzir algo diferente, lúdico e relevante. Uma injeção de ânimo e autoestima em sala de aula!

video

Com o sucesso do projeto, decidi dar continuidade em 2012. Agora com algumas mudanças e adaptações, aprimorando o programa de acordo com as necessidades da escola e dos alunos. Estamos hoje na fase de pré-produção e há muitas ideias interessantes. Acredito que vamos conseguir mais uma vez realizar um trabalho desafiador e muito gratificante. Tudo isso graças ao investimento daqueles que acreditam em nós, professores, e numa educação inovadora.

Agradeço a Adobe, iEARN Brasil, Educadores Globais e, em especial, a Almerinda Garibaldi, por essa oportunidade única que tornou-se um divisor de águas na minha vida profissional!

2 comentários:

Almerinda Borges Garibaldi disse...

Karla, parabéns por suas conquistas. Admiro a forma com que conduz sua prática pedagógica e como consegue cativar seus alunos para participarem. Faltou dizer que seu trabalho foi reconhecido e que você facilitou um dos últimos grupos do último curso AYV: Fevereiro/Abril.
Obrigada pelos comentários. Você tem muito a colaborar nesse programa.

Karla Machado disse...

Obrigada, Almerinda!
Ficou mesmo faltando mencionar o trabalho como facilitadora (2011 e 2012)! Foi um desdobramento muito importante dentro do programa, uma oportunidade importante de crescimento! :)
Abraços!