No link sugerido abaixo, há como vocês ouvirem a entrevista e perceberem os 3 pontos fundamentais da competência global:
- Saber se colocar no lugar do outro: "put yourself in someone else's shoes". Aí entram a solidariedade, a tolerância, o respeito às diferenças, o cultivo dos valores éticos e das boas atitudes.
- Saber ler o mundo (como já dizia Paulo Freire), estudando a História e a Geografia dos países e seus contextos sociais, econômicos, culturais e outros, para saber mais sobre as pessoas que ali habitam.
- Aprender uma língua estrangeira comum a vários povos e que torne possível a comunicação, e a construção de práticas de interação e diálogo fraternos.
Comentei com o Professor Reimers que tais idéias vão de encontro aos ideais preconizados e disseminados pela iEARN em forma de projetos desde 1988. Para nós, Educadores Globais, mais uma certeza de estarmos no caminho favorável para disseminar a competência global em nós mesmos, em nossos alunos e em pessoas de nossas comunidades.
Para quem quiser saber mais sobre competência global, eis o link: http://www.wpr.org/hereonearth/archive_091117k.cfm
Nenhum comentário:
Postar um comentário