quarta-feira, 26 de setembro de 2007

On September 25th/Reflecting the process

Some comments about our last meeting. It was the second of our four sessions, and I could notice that Adriana, Andréa and I had an excellent talk about name or not name the structure when teaching English classes. I asked them what would be more important for communication: knowing the names of the verbs or knowing how to use them effectively in a real context. From this question our conversation raised and got a flow of a brainstoming. Many different suggestions of activities and something that I would call the discovery of a new and enlightening approach. Am I correct dear teachers?
I would like Andréa and Adriana to post their comments about our talk last Tuesday.
More: how the practices raised in our talk can meet the proposals of Project Based Learning and of iEARN projects.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

On Project Based Learning

From this link suggested in our training: http://pblmm.k12.ca.us/PBLGuide/WhyPBL.html
I would like you to post your answers for two important themes:

1. The main reasons why to use Project Based Learning (PBL).

2. The Components of PBL.

Please, be objective.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Opening the Journal

It was our first day of training. I felt from the teachers, Andréa and Adriana, that they are not only eager to learn, but also to share everything they already know with the trainer. Good for them, good for me... That is part of the collaborative approach.
We had some problems in terms of connection, and I hope that will be solved by the day of our next meeting. Fundação Bradesco is a nice school and provides structure for the teachers to grow professionally.
Andréa and Adriana, I´m sure we will have some very positive learning moments in this training. Nice meeting you and good luck with the iEARN projects!

Almerinda

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Quem é você?

Você terá duas opções para enviar o seu perfil. Pode publicar aqui no blog ou no nosso
grupo do google. O importante é que você nos informe os dados a seguir:
Name:
Address:
E-mail:
Years of Experience in English Teaching:
Levels/ Series you teach at present:
Address:

Date of Birth:
Home Phone:
Cell Phone:
Work Phone:
Expectations on this program:
Se você quiser, pode postar uma foto também.

Aprendizagem baseada em projetos

Comente a abordagem de ensino por projetos.
Suas experiências com essa proposta e sua opinião sobre as vantagens e
limitações do PBL - Project based learning.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O QUE É A iEARN?

O QUE É A iEARN ?

A iEARN é uma rede internacional de telecomunicações criada por Peter Copen entre escolas dos Estados Unidos e da antiga União Soviética. Mr Copen acreditou à época que sua idéia “não se tratava apenas de salvar a educação – tratava-se de salvar o mundo e o papel que a educação desempenha nele.”
A rede é centrada no professor e nos alunos e apoiada por uma comunidade de pessoas dedicadas e comprometidas.

QUAIS AS PROPOSTAS DA REDE iEARN ?

Ajudar professores e alunos para que eles possam fazer diferença significativa no bem estar das pessoas em todo o planeta.
Facilitar o trabalho com projetos colaborativos.
Ajudar os professores e alunos a ganharem conhecimento, habilidades e atitudes para o futuro dentro do processo educacional.
Ajudar os alunos a promover um ambiente de aprendizagem e ações significativas no mundo.

COMO A iEARN FUNCIONA?

Escolas participantes são ligadas a estudantes e professores (ensino fundamental e médio) de escolas de outros países via recursos da comunicação eletrônica, como correio eletrônico, conferências online, vídeos e comunicação telefônica pelo computador. Depois do primeiro contato os participantes tem a opção de trabalharem juntos numa grande variedade de projetos com todo o apoio e estrutura.

POR QUE A iEARN É ÚNICA?

Porque tem quase 20 anos de existência e está presente em mais de 120 países, com aproximadamente 2000.000 de participantes em 24.500 escolas.
Porque oferece infra-estrutura e apoio logístico para o desenvolvimento interdisciplinar de projetos de aprendizagem para todos os componentes curriculares.
Por promover desenvolvimento profissional na forma de capacitação virtual ou presencial.
Por oferecer afiliação internacional para escolas interessadas em todo o mundo.
Por promover uma Conferência em um país diferente em cada ano.
Por se dedicar aos jovens preparando-os para fazerem a diferença no planeta.



"Together, and only together as a concerned and caring family/community, can we educate our children to be able to make a meaningful contribution to the health and welfare of people and the planet." Peter Copen

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O ENSINO DE INGLÊS POR PROJETOS COLABORATIVOS VIA INTERNET

1) Boas Vindas

Bem vindos ao programa “O Ensino de Inglês por Projetos Colaborativos Via Internet”. Estaremos aprendendo juntos pelas próximas 4 semanas. Estaremos participando de discussões e atividades que servirão como guia para a seleção, planejamento, e implementação de projetos colaborativos via internet.
Nossas sessões serão bem práticas, seguindo etapas baseadas nas habilidades básicas do aprendizado de línguas, com interação e participação de todos os professores. Passaremos da teoria à prática, mostrando como começar um projeto integrando-o com os objetivos do programa curricular a ser cumprido. Usaremos ferramentas da tecnologia da informação e da comunicação (TIC) para facilitar o desenvolvimento do curso e dos projetos.
O curso terá a duração de 20 horas, sendo 12 horas diretas divididas por 4 sessões de 3 horas; e 8 horas indiretas de participação virtual e postagem de comentários e tarefas. Após o término do curso, visitas de acompanhamento dos projetos poderão ser solicitadas. Você será convidado a postar em um blog sua produção no programa do curso, e ainda perguntas e sugestões para os facilitadores. O blog será construído colaborativamente no decorrer das sessões do curso. Você terá ainda como se comunicar com os facilitadores por e-mail ou Skype
Ao terminar o curso, você será capaz de implementar um projeto colaborativo via internet com seus alunos fazendo-os interagir com uma audiência internacional. Você estará inserido em uma rede global de professores e poderá trocar experiências com profissionais de mais de 120 países
Como facilitadores, estaremos trabalhando em colaboração para ajudá-los nas suas atividades com os projetos. Contem conosco sempre que alguma assistência ou apoio forem necessários.
O programa do curso está na apostila. Qualquer dúvida deixem um recado ou aqui ou no google group.


Almerinda Borges Garibaldi

iEARN Contact Person
iEARN Brasil – Coordenadora/Facilitadora

almerbg@gmail.com
Almer Garibaldi (Skype id)
iearn-brasil@googlegroups.com


Sou Almerinda Garibaldi, educadora incansável e cidadã do mundo graças ao meu desejo de estar sempre desenvolvendo minhas habilidades lingüísticas ecomunicacionais em nível planetário.
Hoje, segundo Edgar Morin, devemos levar nossos alunos a contextualizarem sua aprendizagem e a interagir, não mais e apenas com as comunidades em que vivem, mas em nível planetário. Concordo com esse grande teórico da Educação e acredito que o ensino e o aprendizado de línguas estrangeiras nos mostram um caminho rico e confortável para essa contextualização e interação globais.
Para saber mais sobre o assunto, leia:
Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva. e Jeanne Sawaya. 8 ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2003.

domingo, 2 de setembro de 2007

sábado, 1 de setembro de 2007

APRESENTAÇÃO

Somos um grupo de professores de línguas estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol) com uma visão colaborativa de aprendizagem procurando compartilhar idéias sobre o ensino de línguas por projetos de aprendizagem em meio eletrônico. (iearn-brasil@googlegroups.com)
Nossa plataforma é a iEARN (International Education and Resource Network) - Rede Internacional de Recursos Educacionais que está presente em mais de 120 países e vem, há quase 20 anos, fomentando o trabalho com projetos de aprendizagem para todos os componentes curriculares em 25.000 escolas e com 2000.000 de participantes. (
www.iearn.org)
Em Brasília, a iEARN teve seu início em 2001 quando professores do Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga começaram a ser treinados para atuarem com a proposta de de ensino de língua estrangeira por meio de projetos colaborativos em rede.
Este blog pretende ser um espaço de divulgação e troca de idéias. Registraremos aqui os treinamentos, nossas atividades, eventos e contatos. Aguardamos sua contribuição e comentários.

Abraços,

Almerinda Garibaldi