quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Profas. Suzana e Lucíola ganham bolsa para curso

A iEARN e sua coordenação de cursos inicia no próximo dia 28/09 vários cursos de desenvolvimento profissional e aprendizagem por projetos.
Duas professoras do CILT (Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga-DF), Lucíola Amaral e Suzana Moura se inscreveram e ganharam o bolsa para fazerem o curso: Teaching of Foreign and Second Languages. Parabéns às duas pelo esforço que fizeram para participarem da seleção. Estamos certos de que esse programa contribuirá muito para o desenvolvimento profissional das duas professoras e de seus alunos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aumenta adesão aos projetos colaborativos online

As iniciativas de implantação de projetos colaborativos online, como ferramenta pedagógica, estão se multiplicando no Centro Interescolar de Línguas de Brasília. Professoras dos cursos Básico, Intermediário e avançado de inglês já definiram seus projetos.

As professoras Carmen Mendes e Marta Fontenelle escolheram o projeto One Day in the Life para começar a trabalhar com a Rede Internacional de Recursos Educacionais - iEARN. Alunos de várias turmas vão postar textos sobre um dia especial em suas vidas, acompanhados de imagens, no fórum internacional do site iEARN.

Music Around the World é o tema do projeto que a professora Zenir Machado passa a desenvolver com estudantes do curso Avançado. Em grupo, os alunos selecionam uma música que represente algum ritmo brasileiro; escrevem um parágrafo explicando o motivo da escolha; e, indicam um link para ouvir a música na Internet. Essas informações são publicadas no fórum online, junto com uma foto do instumento utilizado na performance deste ritmo. Estudantes de outros países também compartilham suas pesquisas, e todos postam comentários.

As lendas do folclore brasileiro estão sendo trabalhadas pela professora Claísa Cordeiro, no projeto Folk Tales. A descrição dos personagens, e os respectivos desenhos, são elaborados por alunos do Básico. Os alunos do Intermediário contam as lendas, por escrito, em inglês. Todo o material é publicado no fórum do projeto para que alunos do mundo inteiro possam ser leitores uns dos outros.

A participação nos projetos estimula os alunos a desenvolver as quatro habilidade do ensino/aprendizagem de língua estrangeira: ouvir, falar, ler e escrever.

sábado, 19 de setembro de 2009

AYV Criando Amostras de Vídeo nas Escolas Públicas

Adobe Youth Voices - Segundo Ano no Brasil
É com alegria que anunciamos o segundo ano do programa "Adobe Youth Voices" - Criando com proposta no Brasil. Estamos tentando expandir as participações, mas por enquanto as atividades estão mais centralizadas em Brasília - sede da iEARN Brasil e Educadores Globais.O grupo selecionado foi composto por professores de Inglês e começará o curso online no próximo dia 27. Eis os nomes do grupo selecionado:'

Cilene da Silveira: CIL 2 de Brasília - DF
Izabella Trajano: CIL Gama - DF
Taís Capille e Dulcimary Oliveira: CIL 1 de Brasília - DF
Neifram Souza: CILT - Taguatinga - DF
Débora Maia: CEM 417 - Santa Maria - DF

Nesta última semana antes do curso eles estarão se preparando e pegando o material de instalação para produção das amostras de vídeo com seus alunos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bem vindas a iEARN!!!

Devagar, vamos registrando a participação de mais e mais professores interessados na plataforma de projetos e rede profissional de educação global: iEARN (International Education and Resource Network www.iearn.org )
Temos 3 professoram recém chegadas a nossa rede. São elas, Marta Fontenelle e Claudia Fonseca do CIL 1 de Brasília-DF e ainda FDuarte Duarte da Escola Americana no Rio de Janeiro.
Às novatas, esperamos que a participação de vocês traga inúmeros momentos de aprendizagem significativa para seus alunos. E que a interação com professores de diferentes países lhes traga desenvolvimento profissional e sucesso em todas as atividades futuras.

sábado, 12 de setembro de 2009

Parceiro em Dia Especial

Importante registrar um dia muito especial para uma escola onde tudo começou: tanto as atividades da iEARN (International Education and Resource Network) quanto as da Educadores Globais.
Foi assinada hoje pela manhã a ordem de serviço de construção da nova sede do Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga, o CILT. Será um edifício de 3 pavimentos, com toda a infra-estrutura que um centro de línguas necessita para atuar.
Imagino que a construção da nova sede, prevista para ficar pronta já em 2010, vá fortalecer os ânimos para que iniciativas locais e globais, iniciadas ainda em 2001, continuem a acontecer.
Saudações a todos os colegas, profissionais de primeira linha, que, juntos, fazem do CILT uma escola referência no cenário educacional de Taguatinga e do Distrito Federal.

Parabéns a todos do CILT

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Novo Blog de Alunos

Acabei de montar un novo blog para publicar as redações dos meus alunos do avançado sobre infância, se vocês puderem entrar e comentar ou fazer perguntas para os meus alunos, seria muito bom. Vamos contribuir? Se quiserem pedir aos seus alunos para fazer o mesmo seria muito, muito bom.

Vamos colaborar ???

Nosso blog precisa ser mais dinâmico, colaborativo e interativo. Enviei convites para professoras da Educadores Globais para que publiquem as novidades em nosso espaço. Espero que todas aceitem colaborar para trocarmos mais idéias, informações, projetos e eventos.
Nossas colaboradoras são as seguintes:
Isabel Teixeira; Claudia Batista; Kelly Silva, Valda Silva; Alessandra Vieira; Gilvaci Rodrigues; Márcia Pinheiro; Elizabeth Mader e Patrícia Faustino.

Bem vindas ao blog iEARN-Brasil/Educadores Globais!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projeto My Country

As professoras Almerinda Garibaldi e Luciene Godoy estão iniciando participação no projeto "My Country" com vários países, inclusive o Paquistão. Três turmas do básico 4 do CILT-Taguatinga-DF estão em fase de apresentação e pesquisa sobre os temas de nosso país que deverão ser redigidos pelos alunos e postados no fórum do projeto. Os alunos estão super empolgados por estarem tendo a chance de falar do Brasil nos mais variados aspectos e ainda utilizando a língua estrangeira moderna que aprendem, nesse caso, o Inglês.
Parabéns Luciene e Almerinda!

Professores na iEARN - Agosto/Setembro

Vários professores tem procurado nossa rede parceira iEARN (International Education and Resource Network) para se tornarem membros e começarem a trabalhar com projetos de aprendizagem usando a plataforma educativa. Os validados em Agosto e Setembro são:

Reinaldo Fogaça (CILT - Taguatinga-DF); Enóia Pedra (CILT- Taguatinga-DF);
Suzana Moura (CILT - Taguatinga-DF); Thais Capille (CIL 1 Brasília-DF); Ariovaldo Mello (CILT - Taguatinga-DF); Dulcimary Oliveira (CIL 1 Brasília-DF); Gize Flores (CIL 1 Brasília-DF); Carmen Mendes (CIL 1 Brasília -DF); Claísa Cordeiro (CIL 1 Brasília-DF); Marta Fontenelle (CIL 1 Brasília-DF); Neifram Souza (CILT- Taguaatinga-DF); Jorgelina Tallei (CEFET-Belo Horizonte - MG) e Giuliana Evangelista (CIL 1 Brasília - DF) até a presente data.

Bem vindos e tenham uma ótima participação na maior rede internacional de professores do planeta, presente em mais de 120 países. Aproveitem todas as oportunidades!!!